O tecido nervoso e formado pelos neurônios , células especializadas na condução de impulsos nervosos.
Os impulsos nervosos são uma mistura de fenômenos químicos e elétricos, que envolvem alguns dos sais estudados durante a digestão e a entrada e saída desses através de membranas dos neurônios, graças a uma propriedade chamada excitabilidade.
Os neurônios possuem uma organização geral:
Dendrito:filamentos menores,geralmente numerosos e muito ramificados, que vão se afiando a medida que se afastam do corpo celular.E através dessa estrutura que as células nervosas recebem impulsos.
Corpo celular:onde se encontram o núcleo e a maioria das organelas citoplasmáticas das células.o Axônio, filamento único e maior que se ramifica apenas na extremidade. É através dele que a célula nervosa envia impulsos a outras células, em uma conexão com dendritos conhecida como sinapse. Nem sempre o axônio é o filamento mais longo.
Os neurônios atuam sempre em conjunto, comunicando-se uns com os outros através do axônio de uma célula com o dendrito da seguinte; um mesmo axônio pode fazer a “ligação”, com vários dendritos.
Quando o impulso nervoso vem pelo axônio e chega a membrana na extremidade deste (lembre que se trata de uma célula), ocorre a liberação desses medidores. São eles que desencadeiam o impulso nervoso na membrana do dendrito na outra célula. Desse ponto o impulso é conduzido em direção ao corpo celular, e daí para o seu axônio, e assim por diante.
Já podemos deduzir, a partir daí, a direção do impulso nervoso do neurônio: sempre do dendrito para o axônio, passando para o corpo celular. As células nervosas formam sinapses também com músculos, chamadas sinapses neuromusculares.
Em alguns axônios existem um involuntário chamado estrato mielínico, cuja função é aumentar a velocidade da transmissão do estímulo nervoso. Esse involuntario-comparável a capa plástica dos fios elétricos- é formada por células ricas em um tipo de lipídio chamado mielina, e funciona como um isolante elétrico. A velocidade de transmissão do impulso nervoso chega, dessa forma, a 130m/seg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário