sexta-feira, 18 de março de 2011

A política econômica dos reis modernos


Os reis controlam a economia

Os reis na idade moderna, aumentavam seu poder econômico e político, por meio do mercantilismo e do absolutismo. Os filósofos que defendiam essas teses são: Jean Bodin (os reis tinham o direito de impor leis aos súditos sem o consentimento deles), Jacques Bossuet (o rei está no trono por vontade de deus) e Niccòlo Machiavelli ( a unidade política é fundamental para a grandeza da nação). O Estado é quem controlava a economia com o absolutismo e o mercantilismo, buscando adquirir nas colônias metais, por meio da exploração, dessa forma garantir o enriquecimento da metrópole. A burguesia foi favorecida com esse sistema, porque é dona dos meios de produção, começando a contestar o poder do rei. Logo vem a crise do sistema absolutista, com as revoluções burguesas, como a revolução francesa e revolução inglesa, a qual sustentava o crescimento do capitalismo.

Mercantilismo


O mercantilismo foi um conjunto de teorias e práticas econômicas adotadas e desenvolvidas pelos governos europeus durante a fase do capitalismo comercial, na Idade Moderna.

Entre as características gerais do mercantilismo, destacamos:

a) controle estatal da economia, característica básica e fundamental;

b) balança comercial favorável;

c) protecionismo;

d) monopólio estatal;

e) metalismo.


Os corsários

A Inglaterra não possuía colônias de onde pudesse extrair ouro e prata. Assim, a rainha Elizabeth I encarregou o navegador Francis Drake de atacar embarcações espanholas, com o objetivo de saquear seus carregamentos de materiais preciosos e outros produtos valiosos. Entre os anos de 1577 e 1580, navegando pelos oceanos Atlântico e Pacífico, Drake atacou naus e colônias espanholas. Voltou para a Inglaterra com um navio carregado de especiarias e tesouros. Para recompensá-lo, a rainha nomeou-o cavaleiro e lhe atribuiu o título de " Sir", uma alta honraria na corte inglesa.
Os ataques às embarcações espanholas foram uma das principais fontes de metais preciosos para a Inglaterra. As riquezas saqueadas foram investidas no desenvolvimento de indústrias.

Um comentário: