terça-feira, 9 de novembro de 2010

Anfíbios.


Nas proximidades de riachos, lagoas, açudes, banhados e outras áreas alagadas, você pode escutar os sons dos anfíbios - sapos, rãs, pererecas.

O que são anfíbios, afinal? A palavra anfíbio, de origem grega, significa "vida dupla", porque esses animais são capazes de viver no ambiente terrestre na fase adulta, mas dependem da água para a reprodução.

Na evolução da vida no nosso planeta, os anfíbios foram os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre, embora não efetivamente. Além de possuírem uma pele muito fina que não protege da desidratação, eles colocam ovos sem casca, que ficam ressecados se permanecerem fora da água ou de ambientes úmidos. Assim, esse grupo de animais, não é independente da água, já que pelo menos uma fase da vida, da maioria dos anfíbios, acontece na água e eles precisam dela para a reprodução.
Os anfíbios atuais são muito sensíveis às mudanças no ambiente. A constante destruição dos ambientes naturais em que vivem leva a um declínio de suas populações. As principais causas são: o desmatamento, o avanço da fronteira agrícola, a mineração, as queimadas e as construçõesfeitas pelo homem(barragens, estradas, indústrias e empreendimentos imobiliários). Quando se retira alguma árvore da mata, por exemplo, consequentemente se reduzem as sombras e a umidade do solo, destruindo muitas vezes o habitat dos anfíbios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário